Em nossa segunda postagem sobre os benefícios do SPA da Fenix Nefrologia, falamos sobre a massagem, prática que além do relaxamento do paciente, também promove a liberação de pontos gatilhos e alívio de dores musculares decorrentes de fatores como falta de mobilidade, estresse, traumas etc.
Os movimentos realizados em pontos determinados e na musculatura servem como estímulo para a produção de neurotransmissores analgésicos, como a serotonina, que contribui para aliviar tensões, diminuição de dores, melhora da mobilidade e do nosso humor.
A massagem não apenas atua em nosso sistema muscular e nervoso, como também pode ser benéfico para o nosso sistema circulatório e ser um aliado para o tratamento de patologias emocionais, como estresse, depressão e a ansiedade.

O que são pontos gatilhos
Um dos principais objetivos da massagem relaxante é a liberação de pontos gatilhos, que são pequenos nódulos localizados em locais tensionados, como músculos, tendões ou ligamentos. Além de dor, eles podem causar rigidez e dificultar a movimentação. São causados por vários motivos, desde a própria falta de mobilidade, ou por conta de alguma patologia, como estresse, traumas etc.
Por meio da massagem, é possível aliviar as tensões nesses pontos. No entanto, ele deve ser realizado por um profissional especializado, que identifique os pontos e meça intensidade necessária de seus movimentos para cada caso específico.
Vale lembrar que como todo método complementar, a massagem é realizada em conjunto com tratamentos convencionais, sendo um apoio para o paciente que passa por algum desconforto ou problema fisioterapêutico.