Os pacientes que possuem fístula, acesso que permite a hemodiálise, sempre são instruídos pela equipe de fisioterapia da Fenix Nefrologia a fazerem exercícios para seu fortalecimento. Afinal, auxilia na maturação e na melhora do fluxo de sangue, permitindo maior efetividade da hemodiálise.
Após a cirurgia e o tempo de repouso indicado pelo médico, o paciente pode iniciar os exercícios. No caso de pacientes que possuem fístula distal, na região do antebraço, utiliza-se o alicate para os movimentos de fortalecimento. Já no caso de fístula proximal, na região dos bíceps, opta-se por halteres.
Confira no vídeo como fazer esse exercício 😉

Sobre a fístula
A fístula arteriovenosa (FAV) é um acesso entre o paciente e a máquina. Por meio de uma cirurgia, ocorre a união de uma veia com uma artéria, a fim de garantir um fluxo contínuo de sangue, facilitando a eficácia do tratamento dialítico.
Considerada segura, permite que o paciente tenha maior qualidade de vida. Vale lembrar que requer cuidados para seu perfeito funcionamento e segurança, como manter o local higienizado, não carregar peso com o membro da fístula, não utilizá-la para administração de remédios, entre outros.