Exame de creatinina

O exame de creatinina é simples e acessível e é um dos maiores aliados para saber como anda a saúde dos seus rins. O Dia Mundial do Rim, comemorado este ano no dia 12 de março, chama atenção à importância de incluir esse teste na rotina preventiva anual para o diagnóstico precoce de doenças renais.

A creatinina é uma espécie de resíduo gerado a partir do metabolismo muscular. Toda vez que contraímos um músculo, nosso corpo produz uma proteína chamada creatina fosfato. Essa substância, sintetizada a partir dos alimentos, é a responsável por garantir a energia necessária para caminhar, fazer exercícios na academia, carregar a sacola de compras, entre várias outras atividades comuns do dia a dia. É a quebra dessa proteína que produz a creatinina.

Altos níveis de creatinina indicam que os rins não estão trabalhando o suficiente para filtrar o sangue e eliminar o que o corpo não precisa mais. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, reforça o médico nefrologista Bruno P. Biluca, maiores são as chances de evitar que a doença progrida e se torne crônica, com necessidade de tratamentos como a hemodiálise ou de um transplante.

Você já fez o seu teste de creatinina? Dê o primeiro passo no início ao Mês do Rim.