Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta, 12, é especial pela mobilização sobre a importância de mantermos a saúde de nossos rins. Muitas vezes, em nosso dia a dia, não nos atentamos como esse órgão possui papel fundamental para a saúde e como alguns hábitos podem ser prejudiciais.

Por isso, algumas mudanças em nossos hábitos são fundamentais para mantê-los sempre saudáveis e evitar doenças, que futuramente podem progredir para uma doença renal crônica.

Sobre os rins

Eles são responsáveis por eliminar as toxinas do corpo, equilibrar a quantidade de sais e líquidos e regular a pressão arterial. No Brasil, estima-se que 1 a cada 10 pessoas apresente problemas renais

Rins saudáveis

Alguns hábitos podem ser benéficos para os nossos rins, sendo o primeiro deles consumir a quantidade adequada de água. Para se ter uma ideia de qual é essa quantidade, multiplique o seu peso por 35, o resultado é a quantidade em mililitros (ml) que você deve beber por dia.

Ter uma rotina saudável, com exercícios físicos, alimentação com mais frutas, verduras e legumes, e menos sal e açúcar, também é um grande passo para manter a saúde renal.

Doenças que são fatores de risco de doenças renais, como diabetes e hipertensão, devem receber o tratamento indicado e acompanhamento médico. E, claro, é sempre importante realizar os exames regularmente, principalmente o de creatinina, para verificar a função renal e identificar precocemente qualquer alteração. Neste Dia Mundial do Rim, vamos propagar a informação!