Notícias

Doença renal pode ser hereditária

Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a manter o organismo equilibrado e a se prevenir de doença renal

Se você não tem uma doença renal, mas seu pai, avô ou tio possuem, fica o alerta: as nefropatias podem ser uma herança que ninguém quer receber.

Não há como impedir o aparecimento de uma doença renal hereditária. Contudo, sabendo da hereditariedade como possível fator causador, a saúde da pessoa pode ser monitorada e os hábitos saudáveis, como boa alimentação e atividades físicas, podem ser valorizados no âmbito familiar desde muito cedo.

Doenças renais “de família”
Pedras no rim, por exemplo, são um exemplo de doença renal que pode ser hereditária. Estima-se que entre 5% a 12% dos brasileiros, de todos sexos, sofrem de litíase renal — as famosas pedras nos rins. Outro caso é o dos rins policísticos. Trata-se de uma doença renal relativamente comum, progressiva e hereditária que se caracteriza pela formação de inúmeras dilatações semelhantes a bolhas em alguma parte do néfron.

Histórico de doença renal demanda bons hábitos
Caso alguém da sua família sofra de condições renais, seja vigilante com a sua saúde e realize acompanhamento médico preventivo. Uma dieta balanceada atrelada a uma vida ativa ajudam a manter o metabolismo a funcionar da melhor forma possível. Com isso, doenças hereditárias, podem ter seu aparecimento retardado e seus impactos minimizados.

Contra doença renal, mantenha uma vida saudável
Terminamos esta publicação com sugestões simples para manter a saúde em dia: se alimente de forma adequada, evitando excesso de sal a todo custo, diga adeus a alimentos industrializados, tenha o hábito de beber água e faça exames periódicos.

Quer dicas sobre como manter bons hábitos alimentares e informações sobre nefropatias?
Siga a gente no Instagram!

29 de maio de 2020
Flush
post