Por favor ative o Javascript.
  • Equipe Multi

    Equipe Multi

Assistência Integral

A Fenix conta com uma equipe multidisciplinar desde o processo de adaptação inicial e ao longo de toda terapia renal! Psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e enfermeiros estão sempre a postos para acompanhar de perto seu dia a dia, saúde e qualidade de vida!

Enfermagem

Equipe composta por Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros que atuam direta e integralmente na assistência ao paciente renal crônico durante as sessões de hemodiafiltração (HDF). Profissionais qualificados para manipular os equipamentos, realizar técnicas e cuidados com acessos vasculares e assim, minimizar intercorrências pertinentes ao tratamento. Além de todo cuidado e atenção voltados à segurança, conforto e bem estar de cada paciente Fenix.

Psicologia

O papel da psicologia é acompanhar o paciente nesta nova fase, auxiliando-o em todos os aspectos para estimular seu bem estar e máxima qualidade de vida. Todos os pacientes, que iniciam o tratamento na Fenix, passam por uma avaliação, onde buscamos conhecer sua história e identificar demandas que necessitam um acompanhamento próximo, como distúrbios relacionados a qualidade do sono, questões emocionais, entre outras específicas de cada caso. Os atendimentos são realizados na unidade de tratamento de hemodiálise, de forma individualizada.

Assistente Social

A assistente social presta atendimento com enfoque na identificação dos aspectos sociais, econômicos e culturais relacionados ao processo de saúde-doença do paciente renal. Algumas atribuições do Serviço Social: Entrevista Social; visitas domiciliares; Contatar pacientes faltosos; Esclarecer direitos trabalhistas e previdenciário; Viabilizar transporte para tratamento e agendar consultas, exames e preenchimento de formulários para medicações; Solicitar vaga em trânsito e/ou transferência para outros serviços junto a DRS, dentro ou fora do país; Orientar o processo Transplante Renal; Agendar consulta para avaliação pré - transplante.

Nutrição

Contamos com um acompanhamento nutricional individualizado, que exclui a possibilidade de uma dieta severa e difícil, uma vez que a cada mês pode ser adaptada, respeitando a necessidade de cada um, de acordo com o resultado de exame bioquímico obtido e também na avaliação do consumo alimentar.O paciente renal, deve manter um bom estado nutricional, com peso e massa muscular adequados para manter a sua capacidade física, disposição para realizar suas atividades diárias, bom controle do ganho de peso/volume entre as diálises, e os níveis de fósforo e de potássio dentro das metas.

Fisioterapia

A fisioterapia é fundamental para a melhora da capacidade física e qualidade de vida. A intervenção da fisioterapia pode acontecer em dois momentos: no período intradilítico, ou seja, o atendimento acontece enquanto o paciente dialisa; ou no período interdialítico, que acontece nos intervalos da diálise em nosso centro avançado de fisioterapia. Ambos os atendimentos incluem recursos terapêuticos e aparelhos específicos utilizados para a reabilitação física. O programa de exercícios é prescrito a partir da avaliação clínica, física e funcional dos pacientes.A queixa funcional principal e a expectativa do paciente em relação ao tratamento fisioterapêutico, são sempre consideradas e incluídas nas metas terapêuticas.