Um dos segredos para melhor qualidade de vida é ter boas noites de sono. Dormir bem contribui para a melhora do metabolismo; disposição; prevenção de doenças e concentração, além de auxiliar o organismo a eliminar toxinas e recuperação muscular.

Já noites mal dormidas podem acarretar em irritação, impaciência, ansiedade, cansaço ao longo do dia, dificuldade de concentração e memorização, além de aumentar o risco de doenças cardíacas, enfraquecer o sistema imunológico e favorecer o ganho de peso. O tema de hoje é “Higiene do Sono” com algumas dicas do que evitar e praticar para noites bem dormidas.

O que fazer para dormir melhor?

Evite:

Permanecer na cama durante o dia; Consumo de Estimulantes à noite (café, chocolate, refrigerantes, chá preto, cigarro); Aparelhos Eletrônicos e TV antes de dormir; Cochilar a tarde (caso tenha este hábito, não deve ultrapassar o período de 1h nem ser próximo ao final do dia); Exercícios físicos à noite; Evite pensar em problemas e na organização do dia seguinte (escolha um horário ao final do dia e escreva em um papel para que possa relaxar quando for dormir);

Pratique:

Mantenha um horário regular pra deitar e acordar; Só vá para o quarto na hora de dormir; Faça atividades relaxantes próximo ao horário de dormir (ler, pintar, meditar, escutar músicas relaxantes – evite filmes de ação e telejornais); Desligar aparelhos eletrônicos ao dormir; Ingerir comidas leves å noite; Proporcione um ambiente adequado (pouca luz, temperatura agradável e silencioso).

E atenção: O uso de medicação para dormir é uma medida paliativa que NÃO DEVE ser contínua, pois pode causar dependência e, a longo prazo, afetar a memória, além de elevar os riscos de queda – quando houver necessidade de se levantar de madrugada – por seus efeitos sedativos, comprometendo assim a segurança do paciente.