Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u302500359/domains/fenixnefro.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Higiene do Sono | Fenix Nefrologia

Um dos segredos para melhor qualidade de vida é ter boas noites de sono. Dormir bem contribui para a melhora do metabolismo; disposição; prevenção de doenças e concentração, além de auxiliar o organismo a eliminar toxinas e recuperação muscular.

Já noites mal dormidas podem acarretar em irritação, impaciência, ansiedade, cansaço ao longo do dia, dificuldade de concentração e memorização, além de aumentar o risco de doenças cardíacas, enfraquecer o sistema imunológico e favorecer o ganho de peso. O tema de hoje é “Higiene do Sono” com algumas dicas do que evitar e praticar para noites bem dormidas.

O que fazer para dormir melhor?

Evite:

Permanecer na cama durante o dia; Consumo de Estimulantes à noite (café, chocolate, refrigerantes, chá preto, cigarro); Aparelhos Eletrônicos e TV antes de dormir; Cochilar a tarde (caso tenha este hábito, não deve ultrapassar o período de 1h nem ser próximo ao final do dia); Exercícios físicos à noite; Evite pensar em problemas e na organização do dia seguinte (escolha um horário ao final do dia e escreva em um papel para que possa relaxar quando for dormir);

Pratique:

Mantenha um horário regular pra deitar e acordar; Só vá para o quarto na hora de dormir; Faça atividades relaxantes próximo ao horário de dormir (ler, pintar, meditar, escutar músicas relaxantes – evite filmes de ação e telejornais); Desligar aparelhos eletrônicos ao dormir; Ingerir comidas leves å noite; Proporcione um ambiente adequado (pouca luz, temperatura agradável e silencioso).

E atenção: O uso de medicação para dormir é uma medida paliativa que NÃO DEVE ser contínua, pois pode causar dependência e, a longo prazo, afetar a memória, além de elevar os riscos de queda – quando houver necessidade de se levantar de madrugada – por seus efeitos sedativos, comprometendo assim a segurança do paciente.